Gilson Pneus

Pirelli e Gilson Pneus

SERVIÇOS / Geometria de Direção e Suspensão

Geometria de Direção e Suspensão

Geometria de Direção e Suspensão
Após certa quilometragem e uso do veículo, é muito provável que haja o comprometimento do alinhamento de direção e da suspensão do veículo, devido principalmente ao estado de conservação da maioria de nossas ruas e estradas. 

Quando o automóvel é projetado, as rodas, as colunas de suspensão e todos os componentes de direção estão alinhados com a carroçaria e conforme o uso do automóvel esses ângulos podem sair de seu valor nominal.

Sendo assim é necessário conferirmos com regularidade a geometria de direção e suspensão do veículo para a manutenção adequada do mesmo.

O Alinhamento da suspensão também deve ser conferido. Este ângulo esta relacionado com o alinhamento de direção do veículo. Ao dirigir, o condutor pode perceber que o carro tende a seguir para um dos lados de direção e isto ocorre devido a um grande impacto no sistema de suspensão e direção.

O câmber e o cáster também podem sofrer algumas avarias, e o processo de conferência da geometria de suspensão e direção precisa ser efetuado regularmente junto às revisões de manutenção preventiva do veículo, ajustando se necessário os ângulos e medidas definidas pelo fabricante do veículo.

O conjunto de suspensão precisa estar alinhado com o veículo.
A calibragem e o estado dos pneus também precisam ser verificados, pois pode interferir no perfeito alinhamento destes sistemas com o veículo.

No alinhamento de direção são verificados 4 ângulos:

. Convergência e divergência são os ângulos das rodas dianteiras, que visam compensar a tendência que as mesmas têm de se abrirem ou se fecharem quando o veículo está em movimento e por esta razão esta abertura varia de fabricante para fabricante.

. Normalmente veículos de tração traseira, trabalham convergentes, rodas ligeiramente fechada na frente e os veículos de tração dianteira normalmente trabalham divergentes, rodas ligeiramente aberta na frente.

. Câmber é o ângulo de inclinação da coluna de suspensão para fora ou para dentro do automóvel e contribui para a estabilidade e aderência dos pneus com o solo. Geralmente este ângulo é fixo e quando está fora de medida alguma peça como braço oscilante, barra de direção ou o próprio amortecedor tem de ser substituído.

. Cáster é um ângulo que correspondente a posição da coluna de suspensão para frente ou para trás do veículo, ajudando na estabilidade do veículo, na aderência dos pneus com o solo e na velocidade final do mesmo. Na maioria dos veículos este ângulo é fixo e devem ser conferidas algumas peças, que ao sofrer um impacto podem deformar-se levando consigo a coluna de suspensão e tirando o ângulo de seu valor nominal.

Quando fazer:

  • Quando do alinhamento de direção, for detectado que os ângulos de convergência, divergência, câmber, e cáster estiverem em desacordo com as medidas especificadas pelo fabricante do veículo.
  • Quando as rodas apresentarem dificuldade para voltar à posição inicial após qualquer deslocamento.
  • Sempre por ocasião da troca dos pneus.
  • Sempre que forem substituídos componentes da suspensão do veículo.
  • Preventivamente a cada 10.000 km.
  • Sempre que os pneus apresentarem desgastes irregulares internos ou externos, na área do ombro, escamas na banda de rodagem ou em relação ao outro pneu que estiver rodando no mesmo eixo.
  • Sempre que o veículo apresentar tendência de deriva ou instabilidade em marcha.
  • Após fortes impactos ou choques contra obstáculos ou buracos.
  • Quando a direção do veículo estiver pesada e o volante apresentar endurecimento ao esterçar.

Danos por irregularidades na geometria de direção e suspensão:

  • Desgaste irregular e prematuro dos pneus, internamente e externamente e banda de rodagem dos pneus.
  • Desconforto ao dirigir causando perda sensível da dirigibilidade do veículo causado pela deriva em marcha.
  • Direção pesada provocado pelo ângulo de cáster exagerado.
  • Desconforto ao dirigir causado pelo desequilíbrio ideal entre esforço de direção em baixa velocidade e estabilidade em alta velocidade.
  • Veículo tende a sair para os lados quando o motorista solta o volante.
  • Falta de estabilidade do veículo em alta velocidade.
  • Comprometimento da firmeza e da estabilidade à direção, para permitir ao motorista dirigir em linha reta com esforço minimo.
  • Dificuldade de retorno das rodas dianteiras à sua posição primitiva, depois de efetuada uma curva.
  • Perda da estabilidade do veículo.
Geometria de Direção e Suspensão Geometria de Direção e Suspensão Geometria de Direção e Suspensão

Outros Serviços Gilson Pneus

Verificação de Pneus

Verificação periódica dos pneus:

A verificação periódica dos pneus é um dos fatores mais importantes, pois um simples esquecimento na calibragem pode colocar em risco a vida útil dos pneus... Saiba Mais

Rodizio de Pneus

Rodízio de pneus:

Na Gilson Pneus, você pode realizar o rodízio dos pneus, prolongando a vida útil e igualando o desgaste dos mesmos... Saiba Mais

Montagem de Pneus

Montagem de pneus convencionais e blindados:

Na Gilson Pneus o serviço é especializado para montagem dos pneus. Nossa Equipe Técnica utiliza .. Saiba Mais

Balanceamento de Pneus

Balanceamento de Rodas:

O Balanceamento é necessário para equilibrar o peso do conjunto montado, pneu com a roda e a válvula (bico). O movimento de rodagem simulado pela máquina... Saiba Mais

Alinhamento de Direção

Alinhamento de Direção:

Na Gilson Pneus o alinhamento de direção é feito com equipamento de ultima geração (imagens 3D). Esse serviço consiste em verificar e corrigir ... Saiba Mais

Cambagem

Cambagem ou Câmber:

Na Gilson Pneus o serviço de cambagem ou câmber é feito com equipamento de ultima geração (imagens 3D). O serviço de cambagem consiste na... Saiba Mais

Caster

Caster:

Cáster é um ângulo que correspondente a posição da coluna de suspensão para frente ou para trás do veículo, ajudando na estabilidade do veículo, ... Saiba Mais

Conserto de Rodas

Conserto de Rodas:

Nossa Equipe Técnica de serviços especializado opera com torno copiador de ultima geração, forno, estufa e cabine de pintura eletrostática, ...Saiba Mais

Kit Suspensão

Troca de Kit de Suspensão:

Na Gilson Pneus nossos Técnicos executam o serviço de troca do kit de suspensão, onde dispomos de uma linha completa de produtos das melhores marcas e, ...Saiba Mais

Todos os preços anunciados são para pagamento em dinheiro ou débito. Consulte os nossos parcelamentos. Vendas a varejo, máximo de 5 pneus por cliente.
Ofertas válidas até o término do estoque ou até o próximo anúncio.
Reservamos o direito de corrigir possíveis erros de digitação.

Contatos

(21) 2473-6868
98209-0106 / 98209-0107
atendimento@gilsonpneus.com.br

IRAJÁ

Av. Brasil, 16.741,
(Pista sentido centro, em frente a passarela 23 e ao Detran)
OU ACESSO pela Rua Haníbal
Porto 500, ao lado do posto Shell.

JACAREPAGUÁ

Estrada do Tindiba - 1.575 Em frente
a antiga concessionária Peugeot
Taquara (21) 2473-6868

REALENGO

Av. Brasil - 29.501, Sentido Centro
RJ - 200 Mts. após o Posto Vagão
(21) 2473-6868

Nossas Lojas

Loja Irajá Loja Gilson Pneus em Jacarepaguá Loja Gilson Pneus em Realengo

Compartilhe

Como chegar por Madureira