29
Novembro
2011

Sensor de Fadiga – Você vai ficar cansado de tanta novidade

Você já deve ter visto o divertido comercial sobre o novo sensor de fadiga, da Volkswagen, em que uma criança prestes a cair no sono, durante o ensaio de um coral, é despertada por um alarme que brota do livreto com as notas musicais.

Mas você sabe como funciona?

Basicamente, este equipamento detecta quando o motorista perde a concentração, avisiando-o, através de um sinal auditivo e uma mensagem visual, que está na hora de parar para descansar, tomar um café, lavar o rosto. Caso o motorista não pare em 15 minutos, o carro manda um novo aviso.

Parece mágica, mas não é. O que acontece é o seguinte: no comecinho de cada viagem, o aparelho analisa o jeito de dirigir do condutor. Durante o percurso, avalia se alguns sinais mantém um padrão: ângulo do volante, timming na ação dos pedais e aceleração transversal. Se os parâmetros indicarem um desvio do padrão, o carro manda um aviso.

Dormir no volante

Mas se a Volks foi a primeira a anunciar, a Ford, por sua vez, acaba de ganhar no exterior um prêmio pelas inovações em segurança.

Um dos sistemas de alerta criados pela Ford, por exemplo, é capaz de detectar a frenagem do veículo que está à frente e calcular se a colisão é provável. Se o motorista não colocar o pé no freio, imediatamente o sistema dispara o suporte de freio, que prepara os pneus para uma freada mais brusca. Além disso, assim que o condutor tira o pé do acelerador, o veículo já começa a desacelerar.

Se você acha bastante, ainda não viu nada. Em breve teremos um sistema de displays que aparecerão nos pára-brisas do carro. Ali mesmo, no próprio vidro, o motorista poderá visualizar informações importantes, de limite de velocidade às condições de tráfego, podendo inclusive pré-avisar os condutores de um perigo iminente bem antes que ele ocorra, graças a um sistema wireless que monitora toda a estrada, avisando até mesmo se um pedestre colocou o pé na calçada numa curva com pouca visibilidade.

Caso tenha alguma sugestão de matéria ou dúvidas, envie através de comentário.

Para receber notícias automotivas em tempo real, siga o Twitter da Gilson Pneus ou curta a página do Facebook.

Equipe Gilson Pneus

Get Adobe Flash player

Categories: Novidades

Comentários (5)

  • HELIO VILELA
    HELIO VILELA
    22 Dezembro 2011 às 20:33 |

    ONDE ENCONTRO PARA COMPRAR NO BRASIL?

  • Jera
    20 Janeiro 2012 às 14:41 |

    Holy shziint, this is so cool thank you.

  • Alexandro Metzker
    Alexandro Metzker
    15 Fevereiro 2012 às 10:33 |

    Bom trabalho, site muito criativo.

    • rodrigo
      rodrigo
      16 Fevereiro 2012 às 14:07 |

      Boa tarde Alexandro. Muito obrigado pelo elogio. Visamos sempre trazer matérias interessantes e úteis pensando em nossos clientes e leitores. Continue visitando nosso blog. ;)

      Abraços. Equipe Gilson Pneus.

  • leandro
    leandro
    03 Março 2012 às 20:27 |

    otima reportagem muito bem explicada....

Deixe um comentário

Você está comentando como visitante.

Cancelar Submetendo comentário...
Google Analytics Alternative