Gilson Pneus

O alinhamento da direção  é um serviço de grande importância e que engloba várias situações. Por exemplo: reparos na suspensão, troca de pneus, manutenções na direção e outros tipos de necessidades.

É sempre importante consultar um técnico para uma avaliação mas específica em cada caso e também para pensar se o serviço é necessário ou não, porque é comum encontrar muitos problemas semelhantes cuja resolução não se encontra somente no alinhamento da direção.

alinhamento de direção

Por isso, entender mais sobre o alinhamento da direção é importante e por isso mesmo esse artigo tem a proposta de promover essas informações.

Qual a função do alinhamento da direção?

Para que o veículo possa movimentar-se com segurança, é essencial que esteja sempre bem alinhado e com as rodas balanceadas. A função da caixa de direção é transferir os movimentos feitos no volante para as rodas.

Com o tempo, é comum que a roda acabe ficando com o seu ângulo para dentro ou mesmo para fora. É justamente por essa “folga” que a alinhamento deve ser feito e a seguir confira o que é verificado para identificar as falhas:

Nesses casos, existe a necessidade de verificar o alinhamento da direção e a analisar os ângulos originais. É necessário notar que cada veículo terá uma necessidade e atentar-se a esse fato é sempre importante.

Esses ângulos da geometria da suspensão e também direção serão verificadas em todo o alinhamento. Em alguns casos, será necessário o balanceamento das rodas para corrigir a distribuição de massa entre o pneu e a roda.

Certamente que esse fato evitará as principais trepidações que serão transferidas corretamente ao volante. Em regra geral, a caixa de direção tem um papel fundamental para que exista maior segurança ao dirigir.

Principais ângulos verificados na geometria de direção?

Em suma, para aprender mais sobre a alinhamento da direção, é fundamental citar os principais ângulos que devem ser verificados. Desse modo, confira a seguir o que a geometria de direção deve checar:

  • Câmber (ou cambagem)– Essa é a inclinação da roda e tem relação a linha vertical, ou seja, veículo de frente. Do outro lado, pode ser positiva (roda inclinada para fora) e negativa (inclinada para dentro).
  • Cáster– Trata-se do ângulo que é formado por uma linha vertical e passe pelo centro do cubo de roda. Se tiver inclinada para a traseira do veículo, indica que está positiva e ao contrário, negativa.
  • Convergência e divergência– É o fechamento das rodas dianteiras em relação à sua própria trajetória, quando apontam para dentro do veículo e a divergência é diferente, apontando para fora do carro.
  • Outras verificações– Centralização da direção, Divergência em curvas, Inclinação do pino mestre (KPI) e Paralelismo do eixo traseiro.

Como feito o reparo?

É fundamental mostrar que cada veículo terá o seu valor especifico para os ângulos e pode ser ajustado mecanicamente. O serviço não leva mais do que 1 hora e é realizado com o auxilio de computador, pois é o que identificará as falhas. Em outras palavras, o profissional precisa apenas seguir as orientações e, por fim, testar a direção.

Para que o alinhamento da direção seja feito da maneira certa, é preciso verificar a cada 10 mil quilômetros. Contudo, é necessário conferir o manual do veículo e descobrir quais são as orientações adequadas para cada caso.

Para agendar o seu alinhamento de direção conosco e garantir os menores preços do mercado automotivo não se esqueça: (21) 2473-6868.