Gilson Pneus Pirelli

Você sabe que os amortecedores têm um papel essencial na segurança e na estabilidade do seu veículo? Isso acontece porque o principal objetivo do amortecedor veicular é fazer com que os pneus mantenham o contato com o solo. Dessa forma, o motorista e os passageiros têm uma maior segurança, além de conforto, estabilidade e uma melhor dirigibilidade (conforto ao dirigir).

amortecedor

Então, se você está sentindo que o seu carro faz barulhos demais, perde a estabilidade em curvas, balança muito nas arrancadas, está apresentando desgaste excessivo dos pneus e vazamento de fluido, saiba que pode ser que tenha problemas nos amortecedores. Por isso, procure um atendimento especializado para resolver essas questões o quanto antes, pela sua segurança e das outras pessoas na estrada.

 

Perigos de trafegar com problemas nos amortecedores

 

Se você não resolve questões as citadas acima, seu carro pode sofrer aquaplanagem em terrenos alagados. Ou então sofrer um desequilíbrio e desviar para o lado de fora de curvas, o que representam grandes perigos a você e outras pessoas. Além disso, se você trafega com amortecedores desgastados, pode comprometer e danificar prematuramente os pneus do seu carro, representando também um gasto maior quando for realizar a manutenção.

 

O que pode danificar os amortecedores?

 

Terrenos irregulares podem prejudicar os amortecedores por exigirem que o veículo tenha um empenho maior que o comum, além de gerarem mais impacto. A maneira como o motorista dirige o veículo também é crucial para determinar o a velocidade na qual o desgaste irá acontecer. Se não tiver cuidados como passar devagar por terrenos irregulares e quebra-molas, os amortecedores apresentarão desgastes logo.

 

Acompanhamento do seu amortecedor

 

Se você quer prevenir que os amortecedores do seu carro tenham um desgaste excessivo e prematuro, existem algumas dicas que podem ser seguidas, como realizar revisões do conjunto de suspensão a partir de 4000 km rodados, a cada 1000 km. Porém se você sabe que o veículo já caiu em algum buraco ou passou por algum quebra-molas em alta velocidade, de maneira brusca, adiante essa revisão.

 

Maneiras de cuidar melhor do seu amortecedor

 

Você quer cuidar melhor do seu amortecedor? Temos três dicas que irão te ajudar a aumentar a vida do seu amortecedor e manter o seu carro sempre seguro:

  • Reduza a velocidade ao passar por redutores de velocidade. Parece óbvio, mas muitas pessoas não fazem isso. Toda vez que for passar em um quebra-molas, lombada, redutor de velocidade (ou qualquer outro nome que tenha em sua localidade), reduza a velocidade. Assim, você evita o impacto excessivo das peças e uma possível sobrecarga dos amortecedores.
  • Evite trafegar em terrenos irregulares. Quanto mais você dirige em estradas irregulares, maior a chance de sobrecarregar os seus amortecedores fazendo com que eles se desgastem. Podendo escolher, opte por terrenos mais lisos.
  • Quando for trocar, opte pelos amortecedores novos. Se precisar realizar a troca, opte por peças novas e não pelas  remanufaturadas. Por mais que pareça tentador, por questões de preço, por exemplo, elas são menos eficazes e, muitas vezes, não são certificadas pelo Inmetro. Além disso, quando for realizar a troca, faça por pares a fim de promover um maior equilíbrio ao veículo.

 

Veja mais em Gilson pneus