Fale Conosco
        Gilson Pneus

Dirigir um carro é quase que uma forma de arte. A habilidade necessária para fazer este tipo de ação não é tão grande, mas quanto mais você dirige, mais tem a impressão de progrediu.

Perder o controle de um carro realmente não é uma tarefa fácil de corrigir, afinal de contas o tempo de reação pode não ser suficiente para evitar um impacto. Seja por conta de uma pista molhada, ou mesmo por uma falha mecânica, ninguém quer perder a resposta do volante.

Os freios ABS são uma tecnologia voltada totalmente para aumentar a segurança do motorista. Por isso, se o seu carro tem este tipo de sistema, verifique se a luz indicadora acende e apaga corretamente no painel. Você pode depender dele mais do que imagina.

Praticamente todo mundo sabe que este é um modelo muito superior aos sistemas de freios comuns. Mas você sabe como funcionam os freios ABS?

Hoje gostaria de trazer um pequeno resumo de algumas das funcionalidades e como é a ativação desse sistema. Assim você com certeza pode entender a melhor forma de garantir a sua segurança, principalmente durante as viagens mais longas.

Lembrando que um sistema saudável no seu carro não tira a sua obrigação de seguir as regras de trânsito corretamente.

Vamos conferir?

Freios ABS

Freios ABS: Como funciona?

Primeiramente é importante dizer que ABS é a sigla para Antilock Braking System, que no bom português significa Sistema de Frenagem Antitravamento.

Ele recebe este nome porque nos modelos convencionais você pode ter uma ou mais rodas travadas ao frear e assim acabar perdendo o controle do carro. Isto acontece porque a simetria do carro nem sempre é perfeita e algumas partes podem estar em sintonias diferentes.

Seja por algum fator da pista, falta de calibragem adequada ou qualquer outro motivo, você pode acabar com as rodas em movimento enquanto as outras já pararam. Isto geraria uma força que te jogaria pela tangente na direção apontada pela roda que saiu.

Então, a melhor maneira de se prevenir seria utilizando este sistema que calcula e gerencia o freio de maneira independente para cada roda.

O normal é que quando você precisar acionar o freio em uma alta velocidade a sensação será de que o pedal está trepidando. Claro, isto só ocorre em altas velocidades, porque é o normalmente onde o ABS precisa agir.

 

Outras vantagens

Pontos igualmente interessantes da atuação dos freios ABS são a possibilidade de desviar de obstáculos enquanto a frenagem acontece, porque você não perde o controle do volante.

Além disso, é possível frear em ambientes em que o contato com o solo não é tão intenso. Por exemplo, um solo arenoso, grama e até mesmo uma pista enlameada ou molhada.

De fato, este é um dos grandes trunfos do sistema, porque facilita bastante o uso do carro em situações que normalmente seriam extremamente perigosas. Não é que você irá levar tudo ao extremo, entretanto é uma segurança a mais.

No mais é isso, espero que estas dicas tenham sido úteis. Mas se ainda há alguma dúvida sobre o tema é só chamar: (21)2473-6868

Até a próxima!