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Geometria de Direção e Suspensão

O câmber e o cáster também podem sofrer algumas avarias, e o processo de conferência da geometria de suspensão e direção precisa ser efetuado regularmente junto às revisões de manutenção preventiva do veículo, ajustando se necessário os ângulos e medidas definidas pelo fabricante do veículo.

O conjunto de suspensão precisa estar alinhado com o veículo. A calibragem e o estado dos pneus também precisam ser verificados, pois pode interferir no perfeito alinhamento destes sistemas com o veículo.

Geometria de Direção e Suspensão

Após certa quilometragem e uso do veículo, é muito provável que haja o comprometimento do alinhamento de direção e da suspensão do veículo, devido principalmente ao estado de conservação da maioria de nossas ruas e estradas.

Quando o automóvel é projetado, as rodas, as colunas de suspensão e todos os componentes de direção estão alinhados com a carroceria e conforme o uso do automóvel esses ângulos podem sair de seu valor nominal.

Sendo assim é necessário conferirmos com regularidade a geometria de direção e suspensão do veículo para a manutenção adequada do mesmo.

O Alinhamento da suspensão também deve ser conferido. Este ângulo esta relacionado com o alinhamento de direção do veículo. Ao dirigir, o condutor pode perceber que o carro tende a seguir para um dos lados de direção e isto ocorre devido a um grande impacto no sistema de suspensão e direção.

No alinhamento de direção são verificados 4 ângulos: Convergência e divergência são os ângulos das rodas dianteiras, que visam compensar a tendência que as mesmas têm de se abrirem ou se fecharem quando o veículo está em movimento e por esta razão esta abertura varia de fabricante para fabricante. Normalmente veículos de tração traseira, trabalham convergentes, rodas ligeiramente fechada na frente e os veículos de tração dianteira normalmente trabalham divergentes, rodas ligeiramente aberta na frente. Câmber é o ângulo de inclinação da coluna de suspensão para fora ou para dentro do automóvel e contribui para a estabilidade e aderência dos pneus com o solo. Geralmente este ângulo é fixo e quando está fora de medida alguma peça como braço oscilante, barra de direção ou o próprio amortecedor tem de ser substituído. Caster é um ângulo que corresponde a posição da coluna de suspensão para frente ou para trás do veículo, ajudando na estabilidade do veículo, na aderência dos pneus com o solo e na velocidade final do mesmo. Na maioria dos veículos este ângulo é fixo e devem ser conferidas algumas peças, que ao sofrer um impacto podem deformar-se levando consigo a coluna de suspensão e tirando o ângulo de seu valor nominal.

Quando fazer:

  • Quando no alinhamento de direção, for detectado que os ângulos de convergência, divergência, câmber, e caster estiverem em desacordo com as medidas especificadas pelo fabricante do veículo.
  • Quando as rodas apresentarem dificuldade para voltar à posição inicial após qualquer deslocamento.
  • Sempre por ocasião da troca dos pneus.
  • Sempre que forem substituídos componentes da suspensão do veículo.
  • Preventivamente a cada 10.000 km.
  • Sempre que os pneus apresentarem desgastes irregulares internos ou externos, na área do ombro, escamas na banda de rodagem ou em relação ao outro pneu que estiver rodando no mesmo eixo.
  • Sempre que o veículo apresentar tendência de deriva ou instabilidade em marcha.
  • Após fortes impactos ou choques contra obstáculos ou buracos.
  • Quando a direção do veículo estiver pesada e o volante apresentar endurecimento ao esterçar.
Danos por irregularidades na geometria de direção e suspensão: Desgaste irregular e prematuro dos pneus, internamente e externamente e banda de rodagem dos pneus. Desconforto ao dirigir causando perda sensível da dirigibilidade do veículo causado pela deriva em marcha. Direção pesada provocado pelo ângulo de cáster exagerado. Desconforto ao dirigir causado pelo desequilíbrio ideal entre esforço de direção em baixa velocidade e estabilidade em alta velocidade. Veículo tende a sair para os lados quando o motorista solta o volante. Falta de estabilidade do veículo em alta velocidade. Comprometimento da firmeza e da estabilidade à direção, para permitir ao motorista dirigir em linha reta com esforço minimo. Dificuldade de retorno das rodas dianteiras à sua posição primitiva, depois de efetuada uma curva. Perda da estabilidade do veículo.
Geometria de Direção e Suspensão
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