Gilson Pneus

O novo Toyota Corolla Cross, SUV médio da Toyota, é um lançamento dos esperados do ano. Esse utilitário esportivo é derivado do sedã aproveitando esse recurso para reduzir custos mas deixou a desejar, pois eliminou o ápice de sua mecânica que é a suspensão traseira multilink.

E não foi só a suspensão traseira multilink que foi eliminada, o porta-malas da SUV que deveria ser grande, em se tratando de SUV, ficou reduzido em 30 litros. O preço, no entanto, não ficou reduzido.

Fora os pontos que pela crítica foram considerados negativos, o novo Corolla Cross tem o que há de melhor, a boa mecânica do Corolla, em duas opções de motorização, flex ou híbrida.

Seu estilo é bastante individual, apresentando uma grade com um desenho não muito favorável.

Novo Toyota Corolla Cross

Pontos Positivos no Novo Toyota Corolla Cross

1 – Segurança

Com sete airbags e muitos dispositivos eletrônicos de segurança integrados ao sistema Toyota Safety Sense, que alerta o motorista sobre veículos à frente com radares e sensores. A boa novidade se dá em relação a detecção de pedestres e ciclitas. Considerado um carro bastante seguro.

Equipado com muitas soluções eletrônicas para evitar acidentes como: câmera de ré, controle de estabilidade e tração, assistência para arrancar na subida, alerta de ponto cego no retrovisor e de tráfego na traseira, de pré-colisão frontal e permanência na faixa.

2 – Infotenimento

Computador de bordo digital com TFT num display de 4,2” no painel, um sistema multimídia com tela central sensível ao toque de 8” com inúmeras funções.

 

3 – Conforto a bordo

Boa acomodação nos bancos dianteiros e traseiro. Túnel central baixo ajuda bastante. Porta trecos nas portas dianteiras, traseiras e no console central. Ar condicionado tem saída central para o banco traseiro.

 

4 – Confiabilidade

Com a mesma mecânica do sedã, com a mesma robustez. Marca registrada Corolla de carros que não quebram. Total confiabilidade.

 

5 – Híbrido Flex: pioneiro no mundo

Sendo a Toyota pioneira no mundo com o primeiro híbrido flex sedã,  é agora também responsável pelo primeiro SUV. O consumo do híbrido é menor no trânsito urbano: segundo o Inmetro, 13,9 Km por litro de gasolina na estrada, 17 Km na cidade. Tem um motor flex e dois elétricos mas, oferece também a versão 2.0 a combustão, a mais vendida no caso do sedã.

Porém, como nenhum projeto de carro é perfeito, o Corolla Cross possui seus pontos fracos.

 

1 – Eixo Traseiro

Como dito, a excelente suspensão traseira multilink foi substituída por um eixo de torção utilizado em sedãs populares. Desprovendo o SUV, que depende de estabilidade e ficou desprovido do excelente sistema presente no sedã.

 

2 – Porta Malas

Com apenas 440 litros, ganhando apenas do concorrente Jeep Compass. Perde até para o sedã Corolla que tem capacidade de 470 litros.

 

3 – Estepe

Seu estepe de emergência representa um certo perigo. Mesmo as versões com roda de 18” continuam carregando o estepe aro17”, com diâmetro total 5% inferior às outras quatro, sendo que na indústria automobilística o consensual é de não ultrapassar 2%.

 

4 – Desempenho

O seu desempenho no asfalto fica devendo aos concorrentes SUVs diretos pela relação peso/potência. Sua altura livre em solo é pouca coisa superior ao do sedã, com apenas 1,3 cm.

 

5 – Acabamento

Outro fator curioso é seu freio de estacionamento, que é acionado por um obsoleto pedal ao pé esquerdo. Pode ser percebido um acabamento interior pobre de modo geral, com plástico duro por todos os lugares. Ficando bem inferior aos seus concorrentes diretos.

E essa foi a nossa análise do Toyota Corolla Cross! Esperamos que tenha gostado e até a próxima!

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