Gilson Pneus

Há sempre alguns riscos na hora de se dirigir. Infelizmente mesmo quando tomamos todos os cuidados necessários, algo de ruim ainda pode acontecer. Até porque quando você dirige não está sozinho na pista.

Existem pessoas que infelizmente são negligentes e acabam cometendo imprudências colocando todos em sua volta em risco. Infelizmente essas escolhas são um problema para quem quer ter uma direção segura.

Já por outro lado existem problemas que podem ser evitados até mesmo na hora de escolher os seus pneus. Um deles é a aquaplanagem, que está entre uma das situações que mais causa acidentes hoje em dia.

Até porque estamos falando de uma situação que o máximo que você pode fazer é diminuir as chances. Dependendo do estado da chuva a melhor opção é realmente parar e esperar que passe.

O que é aquaplanagem?

Aquaplanagem é um fenômeno físico muito comum. Basicamente ao entrar em contato com um piso molhado você acaba perdendo o controle do veículo. E isso acontece porque se forma uma fina camada de água entre o pneu e a pista.

O que é aquaplanagem?

Por não tem contato direto com o solo o pneu acaba perdendo o atrito, e assim o carro passa a flutuar na pista. Por isso os comandos do carro não são obedecidos de maneira adequada, e você normalmente perde o controle da direção.

É semelhante como quando você está em um piso muito liso e fica molhado. Dependendo do seu calçado e de como você pisa no chão você começa a escorregar. A sensação de impotência é semelhante, mas um carro não tem braços para se segurar em algo.

O mais perigoso de tudo é que um carro também estará em uma velocidade alta. Ainda que você não esteja correndo muito, é normal que essa aquaplanagem dure muitos metros e você possa entrar em contato com algo, mesmo que se passem só um ou dois segundos.

Como impedir a aquaplanagem?

Aquaplanagem é realmente algo simples de evitar. Primeiramente a dica é não correr demais. Evite velocidades altas sempre, mas principalmente quando a pista estiver molhadas, os riscos aumentam muito.

Outro ponto que precisa ser evitado são os pneus carecas. Quando seu pneu começa a ficar liso é sinal de que ele irá perder a sua aderência, então qualquer quantidade de água é perigosa, pode ser até mesmo fácil de derrapar em pista seca.

Normalmente você encontrará algumas dificuldades se estiver utilizando uma marca de pneu de má qualidade também. Os sulcos longitudinais precisam ser bem desenhados ou você irá muito provavelmente sofrer problemas.

Para se ter uma melhor garantia eu recomendo que você utilize pneus de boas marcas, como por exemplo a Pirelli, Goodyear ou semelhantes.

Lembre-se, em chuvas muito fortes o melhor é não dirigir. Busque um local seguro para estacionar e espere quanto for preciso.

Se você for pego na aquaplanagem pare de acelerar e não freie bruscamente. Tente manter as rodas retas e ajuste o carro assim que recuperar o controle.

Quaisquer dúvidas extras, basta entrar em contato conosco que estamos prontos para lhe atender: (21) 2473-6868