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Troca de fluído do sistema de freio

Fluido de freio é um tipo específico utilizado em sistemas de frenagem, possuindo características, como baixíssima compressibilidade e altíssimo ponto de ebulição, é responsável por transmitir a pressão que faz acionar as pastilhas e sapatas/lonas de freio contra os tambores e discos de freio do veículo.

Como o reservatório do fluido de freio (que absorve água) fica em contato direto com o ar e submetido a umidade devido ao respiro na tampa do mesmo, com o passar do tempo, há uma mistura de água nesse fluido. Como o sistema de freios trabalha em altas temperaturas, o uso e acionamento constante do sistema ao longo do tempo, fará com que o fluido contido dentro do reservatório absorva a umidade do ar e altere a sua composição, baixando seu ponto de ebulição (fervura).

Sendo assim, como apenas 1% de água misturada ao fluido pode baixar em até 50ºC o ponto de ebulição devido a elevação da temperatura do sistema de freios em situações de uso intenso como estrada com curvas sinuosas, descida de serra entre outras, o fluido pode ferver e o pedal baixar, ocorrendo a falta de resposta do sistema quando acionado.

Quando trocar?

  • Conforme recomendação do manual do fabricante do veículo.
  • Preventivamente uma vez ao ano ou a cada 10.000 km.
  • Quando ocorrer perda de fluido causado por vazamentos nos cilindros de roda, válvulas equalizadoras de pressão, cilindro mestre, flexíveis rachados, etc.
  • A substituição deve sempre obedecer a classificação determinada pelo fabricante do veículo : DOT (sigla originária do Departamento de Transportes Americano) mais elevada indica apenas um fluido mais resistente às altas temperaturas (ponto de ebulição), não influindo no desempenho do freio:
  • DOT 3 – ponto de ebulição acima de 205 ºC
  • DOT 4 – ponto de ebulição acima de 230 ºC
  • DOT 5 – ponto de ebulição acima de 260 ºC

Sendo assim o ponto de ebulição do fluido de freio DOT 3 está abaixo do ponto de ebulição do fluido DOT 4, portanto quando recomendado pelo Manual do Proprietário o uso de fluido DOT 4, nunca devemos substituir por um DOT 3, o que ocasionará uma deficiência no sistema de freio do veículo.

Atenção

A falta regular de troca do fluido de freio, provoca a perda de ação do sistema assim como a oxidação dos componentes e diminuição da vida útil de cilindro mestre, válvulas reguladoras de pressão e da unidade hidráulica do ABS (quando o veículo for equipado com o sistema), disco de freio e rodas.

Verifique o fluido de freio a cada 30 dias.
Não misture o fluido de freio com características diferentes – (DOT).
Não reaproveite o fluido de freio.

Sempre que o fluido de freio atingir o nível mínimo indicado no reservatório faça um check-up completo no sistema de freios do veículo. Verifique as pastilhas e discos de freio dianteiros mais as sapatas/lonas e tambores/discos de freio traseiros, e ainda possíveis vazamentos e desgaste das peças do sistema de freios, como cilindros de roda e cilindro mestre, servo freio, válvulas equalizadoras de pressão e flexíveis.

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