Gilson Pneus

Os amortecedores são um dos componentes mais importantes do veículo, para que este possua uma boa dirigibilidade com segurança. Eles são responsáveis por manter a estabilidade do carro quando este passa por desníveis no terreno ou buracos.

Amortecedor

O amortecedor se encontra entre o chassi e a roda do carro, sua parte superior é fixada no chassi e sua parte inferior é fixada ao eixo, próximo da roda, e é um dos componentes que integram a suspensão.

Como é o funcionamento dos amortecedores em um automóvel?

Como já dissemos, os amortecedores possuem a função de trazer estabilidade ao carro suavizando movimentos juntamente com as molas, que são responsáveis por absorver todo o impacto. Essa energia do impacto que é absorvida pelas molas é então transferida, e absorvida pelos amortecedores, que são responsáveis por fazer a dissipação em forma de calor. Assim, as molas são capazes de se estabilizarem com mais rápidas ao passarem por uma compressão ou impacto.

Ou seja, a função principal desse componente é dar estabilidade ao automóvel, além é claro, de garantir maior comodidade na hora de dirigir. Os amortecedores são responsáveis por você não sentir tanto impacto quando seu automóvel passa por terrenos com oscilações.

Resumidamente, podemos dizer que os amortecedores são responsáveis por:

  • Manter os pneus em contato com o solo;
  • Fazer o controle das molas nos movimentos de abertura e fechadura;
  • Diminuir a distância de frenagem;
  • Fazer a sustentação do alinhamento das rodas;

E é graças a essas características dos amortecedores, que temos maior vida útil de outros componentes, como: pneus, rodas, suspensão. Por isso, é importante que estes componentes estejam sempre com a manutenção em dias.

Quando é hora de trocar meus amortecedores?

Se você possui dúvidas de quando é hora de trocar seus amortecedores, é necessário que você fique atento aos sinais:

  • Pneus desgastados em menor tempo;
  • Perceber manchas de óleo no chão por onde o carro passa;
  • Sentir baixa estabilidade do carro ao dirigi-lo;

Estes são alguns dos sinais que seu carro pode te dar de que é hora de dar manutenção ou até mesmo trocar os amortecedores.

Quais são os tipos de amortecedores?

Os amortecedores podem ser encontrados em dois tipos:convencionais e pressurizados. Veja a seguir as características de cada um desses modelos:

Amortecedores convencionais

Esse tipo de amortecedor é composto por fluido hidráulico (óleo) e oxigênio, sua estrutura é feita por um conjunto de pistão e válvulas. Esse conjunto se movimenta através de um tubo com o fluido hidráulico, é capaz de resistir a temperaturas elevadas e pressões.

Amortecedores pressurizados

Os amortecedores pressurizados contam com uma tecnologia mais evoluída comparada com os modelos convencionais. Isso acontece graças ao seu sistema hidráulico, e a sua pressurização que é feita apenas com nitrogênio, substituindo o oxigênio dos modelos tradicionais. Esse sistema proporciona menos falhas na hora de abertura da haste e consequente funcionamento.

Podemos dizer que os amortecedores são um dos itens essenciais em um automóvel. São muitas as situações em que esse componente entra em ação e nos proporciona segurança e conforto durante uma viagem. Por isso é importante entender o funcionamento, e principalmente cuidar das manutenções e da vida útil desses equipamentos.

Para obter os seus amortecedores com o menor preço de mercado e as melhores condições de pagamento, não deixe de nos ligar: (21) 2473-6868