Gilson Pneus

O filtro de ar condicionado do carro serve para impedir que a poeira e odores desagradáveis que ficam nas ruas acabem entrando no veículo enquanto você está usando o ar condicionado. Por essa razão ele acaba acumulando muita sujeira e micro-organismos, precisando ser trocado com uma certa frequência.

Porém, muitas pessoas acabam esquecendo que trocar o filtro de ar condicionado é tão importante quanto trocar o óleo ou fazer o rodízio dos pneus e acaba deixando isso de lado, comprometendo a qualidade do ar que circula dentro do carro e reduzindo o rendimento do sistema, caso o filtro não seja trocado dentro das determinações de tempo adequadas.

O indicado é que você procure um profissional para realizar a limpeza ou a troca do filtro de ar condicionado, pois cada procedimento varia de veículo para veículo e o filtro do ar condicionado costuma ficar dentro do painel do carro e é preciso um certo cuidado para mexer ali e depois encaixar todas as peças certinhas.

Como limpar ou trocar filtro de ar condicionado

Porém, se o seu filtro de ar precisar apenas de uma limpeza, esse procedimento é mais simples e até você mesmo pode tentar fazer. Há vários vídeos na internet que ensinam a realizar a limpeza do filtro de ar condicionado do carro, mas se for necessária a troca do filtro, é preciso utilizar de ajuda profissional para não ter nenhum problema.

Como limpar o filtro de ar condicionado?

Para realizar o primeiro passo da troca do filtro do ar condicionado, consulte o manual do fabricante para saber onde a peça está localizada. O lugar depende muito do modelo do carro, é bom atentar-se a esse ponto ao fazer a limpeza de ar condicionado.

Geralmente, o filtro está localizado no painel, dentro da cabine. Na hora que estiver desmontando, tome cuidado, pois as peças tendem a ser bem frágeis e qualquer dano pode interferir na montagem posterior ou na aparência do seu carro.

Ao localizar o filtro, você precisa ter o seguinte conhecimento: quando ele está intacto e limpo, a sua cor é branca. Caso note que ele está com uma coloração muito acinzentada e coberto de pó, será necessário realizar a troca, pois a limpeza simples não será suficiente.

Quando trocar o filtro do ar condicionado?

O indicado é que você faça verificações de seis em seis meses e analise o estado dele. O ideal é que você realiza a troca do filtro a cada 10 mil quilômetros, mas caso você verifique antes disso e mesmo após a limpeza o filtro não volte ao seu estado original (que é a cor branca), você pode realizar a troca do filtro antes de atingir essa quilometragem rodada.

Não deixe de fazer essas verificações semestrais para acompanhar o estado do filtro do seu ar condicionado, pois assim você consegue manter o ar condicionado do seu carro sempre o melhor e mais puro possível, conseguindo evitar que possíveis problemas respiratórios e alergias surjam devido à má qualidade do ar.

Se você tiver o máximo de cuidado com a limpeza do filtro de ar condicionado do seu carro, você com certeza vai colaborar para que todos os passageiros que costumam andar com você tenham um ar condicionado de ótima qualidade circulando dentro do carro.

Você pode realizar a troca do filtro do ar condicionado do seu carro na Gilson Pneus, que conta com os melhores e mais especializados profissionais da área para prestar um serviço de qualidade para você, garantindo a sua total satisfação sempre. Visite uma de nossas unidades e realize a troca de filtro do seu ar condicionado. Ligue para nós: (21)2473-6868

×