Fale Conosco
        Gilson Pneus

O freio ABS é um sistema de frenagem que vem salvando vidas todos os dias. Item obrigatório em todos os carros fabricados a partir de 2014, esse tipo de tecnologia faz parte de todos os carros mais novos junto com os airbags duplos.

Talvez você nem perceba que está usando essa tecnologia. Contudo, ela está lá te ajudando no dia a dia e possivelmente salvando sua vida e a das pessoas que andam com você.

Para identificar se seu carro possui o sistema ABS é bem simples. Ao ligar o carro, uma luz amarela acenderá no painel escrita (ABS). Assim que você virar a chave para ligar o carro ela acenderá e logo em seguida deve apagar.

Caso isso não aconteça, tome cuidado, pois pode haver algum problema com o sistema e você deve ver isso imediatamente.

O termo ABS vem de um termo da língua inglesa que fica Antilock Braking System. Em outras palavras, o ABS é um sistema que não permite o travamento total das rodas no momento da frenagem.

Em vez disso, ele segura a roda e em poucos segundos solta ela um pouquinho. Basicamente, ele dá pinceladas no disco, ou tambor, depende do sistema do carro e faz a frenagem mais suave, o que evita vários problemas que possam surgir.

Ele é um sistema inteligente que verifica a velocidade em que as rodas estão girando e prevê se uma frenagem no momento poderia acarretar algum problema. Portanto, ele está ativo a todo momento e muitas vezes você nem mesmo percebe que está o utilizando.

Freio ABS

Freio ABS – Especificações

Outro benefício do sistema ABS está no fato dele ajudar o condutor do veículo a realizar manobras e curvas quando está dirigindo. Isso acontece devido ao fato do freio estar funcionando, mas evitando a trava total da roda.

Além de tudo que foi falado, uma das melhores vantagens em se ter o sistema ABS é a questão de o tempo do freio durar menos evitando a trava total das rodas. Ou seja, é algo muito benéfico principalmente em solos de baixa aderência.

Desse modo, vemos que ter um ABS com solos arenoso, com muita grama, molhados e até mesmo empossados, podem previnir de vários acidentes e ter um desgaste muito maior no carro.

Falando também com relação à prevenção de acidentes, o sistema anti bloqueio total das rodas ajuda bastante, pois evita capotamentos, deslizamento ou outros tipos de situações que envolvem nos momentos de risco de um condutor.

Implantar de forma obrigatória esse sistema foi algo excelente para a segurança de quem precisa de locomoção no dia a dia, ou de quem usa eventualmente.

Por mais que muitas pessoas não percebam, esse sistema já pode ter salvo a vida de muitas delas. Afinal, em todos os momentos passamos por situações difíceis que nem podemos imaginar o que aconteceria caso as rodas travassem totalmente.

Portanto, se tiver a possibilidade de ter um carro com esse sistema, não deixe de ter. Afinal, todo o sistema foi pensado em sua segurança e bem estar.

Por hoje é isso, espero que eu tenha te ajudado a tirar suas dúvidas. Qualquer coisa é só chamar, ok?

Até a próxima!