Gilson Pneus

Se você é um bom motorista, sabe que um pneu bem calibrado vai proporcionar um melhor aproveitamento não só da suspensão do carro, mas da transmissão, tração, frenagem e direção. Dessa forma, pneus calibrados trazem segurança ao motorista e aos passageiros.

Quando falamos de calibragem para pneus nas medidas 185/65 aro 15, existem tanto limitações quanto padrões. Hoje iremos mostrar a maneira correta de se calibrar os pneus, quanto colocar e o porquê. Acompanhe com a gente!

Qual a calibragem do pneu 185 65 R15

Qual a calibragem pneu 185/65 R15?

Pneus com as medidas 185 65 aro 15 se destacam por entregarem muita estabilidade e aderência. Pneus com estas medidas são grandes aliados na mobilidade urbana, além de terem um índice de velocidade de 210 km/h, sendo ótimos nas estradas também.

Como já dito, a calibragem possui especificações e limites. O cálculo a ser feito para se ter uma calibragem certa de qualquer pneu funciona basicamente assim: cada pneu suporta em torno de 1000 kg, sendo proporcionalmente 4 pneus, deve-se ser levado em conta o número de pessoas no carro, além da temperatura externa.

Levando em conta duas pessoas no carro, motorista e um passageiro, a calibragem ideal indicada para pneus 185/65 R15 é de 29/26. Mas lembre-se, se for viajar e o carro estiver muito mais pesado por conta de malas ou mais pessoas, esse número pode variar um pouco.

Dicas de calibragem

Utilizar a pressão indicada pelo fabricante do pneu

Como já dito, rodar com o carro utilizando a calibragem errada pode trazer uma série de problemas para o veículo, além de diminuir a vida útil do pneu e outros componentes do veículo ligados diretamente aos pneus.

Alguns dos problemas da má calibragem são a perda da estabilidade nas curvas, maior consumo de combustível, desgaste prematuro dos pneus, direção mais pesada, além da perda de capacidade do manejo.

Por isso, sempre calibre seus pneus de maneira correta, seguindo as instruções do fabricante.

Calibre segundo o peso que o veículo está carregando

Ainda seguindo o manual do veículo, é possível ver dois tipos de indicação de pressão: o para carga mínima, que seriam duas pessoas no carro, e para carga máxima, com várias pessoas e malas.

Portanto, ao calibrar é importante levar em consideração o peso que o veículo está transportando.

Ao calibrar os pneus devem estar frios

A pressão que os fabricantes indicam é para os pneus próximos da temperatura ambiente, ou seja, para garantir que seus pneus estejam o mais próximo disso ao calibrar, tente se certificar de ter rodado no máximo 3 quilômetros até chegar no posto onde for calibrar.

Caso isso não seja possível, e você já esteja rodando há algum tempo, quando for calibrar coloque 2 psi a mais que o recomendado.

Lembre-se do estepe

Quando você for calibrar os pneus não deixe de calibrar seu estepe também. Isso é importante para que ele esteja em ótimas condições, para quando você estiver numa situação de urgência numa viagem, por exemplo.

E essas foram as dicas de hoje! Esperamos ter ajudado e até a próxima dica!

×