Gilson Pneus

Para se ter uma ideia de como escolher o amortecedor ideal para o seu carro, há categorias diferentes de amortecedores. Eles são divididos em Convencionais /Hidráulicos e Eletrônicos/pressurizados. E dentro desses tipos há ainda outras categorias. Assim, inseridos nas linhas de amortecedores eletrônicos, há os chamados Turbo Gás. Eles se caracterizam por serem pressurizados a gás nitrogênio e aplicados tanto em veículos leves como em pesados, o que significa uma melhor relação conforto/segurança, além de certificar uma garantia de originalidade. Além disso, há a vantagem da utilização de gás nitrogênio ao invés de ar, evitando a formação de bolhas de ar no óleo, quando submetido a altas temperaturas.

AmortecedoresOutro tipo de amortecedores são os denominados Super, conhecidos ainda como “convencionais” pelo motivo de não serem pressurizados. Predominam na frota de carros como s originais de fábrica e oferecem a garantia de originalidade. Já amortecedores Spa, são menos comuns porque fazem parte de automóveis que se encontram fora do mercado há mais de 10 anos. O custo-benefício é muito bom e proporcionam segurança na suspensão original. Finalmente, há os amortecedores Power Shock. Geralmente encontrados na marca Fiat, possuem a tecnologia anti-rolling, a qual auxilia na redução da inclinação natural quando se faz uma curva.  Ainda tem uma complexa mola de aço especial, dando suporte ao dispositivo em controles de tombamento lateral. Igualmente possuem garantia de originalidade.

 

Mas, como escolher o amortecedor ideal?

 

Segundo os especialistas, o amortecedor ideal deve oferecer um melhor desempenho do veículo, pouca inclinação e o mínimo de instabilidade ao veículo. Outro fator é o de absorver as oscilações causadas pelo desnível do solo, o que depende do tipo de terreno e a forma de condução do veículo. Portanto, depende muito a escolha do carro e da necessidade dele no que tange às características da suspensão. Por exemplo, utilitários domésticos, carros de corrida e automóveis leves podem trabalhar de forma satisfatória com modelos de amortecedores hidráulicos. Em contrapartida, veículos maiores, que precisam rodar em solos acidentados e irregulares precisarão e respondem melhor, no quesito absorção de impactos, com amortecedores pressurizados, porque dão maior estabilidade e segurança ao carro.

 

Quais são as principais marcas/fabricantes?

 

No território brasileiro, as principais marcas que fabricam  amortecedores são a Nakata, Monroe e Cofap. A Nakata é uma empresa brasileira, líder e precursora na fabricação de amortecedores pressurizados e de molas a gás para bagageiros. Já a marca Monroe é uma das que mais atua no mercado do Brasil em termos de vendas, por oferecer uma ampla lista de produtos automobilísticos. E a fabricante Cofap é muito tradicional e está presente no segmento através das principais montadoras mundiais.  Seu carro chefe são amortecedores hidráulicos, apesar de elaborar amortecedores pressurizados também. De qualquer forma, existem muitas fábricas chamadas de paralelas, cujos produtos não oferecem uma qualidade como a vista nos originais, o que denota o velho ditado: o barato pode sair caro. Em suma, como o amortecedor é um material exposto a uma deterioração constante, recomenda-se inspecioná-lo, em seus componentes, a cada 10 ou 20 mil km.