Gilson Pneus

Quem mora em cidade grande entende realmente como é difícil encontrar boas vagas para se estacionar. Afinal de contas as ruas não podem fazer fila dupla de estacionamento, pois os carros ficariam presos e elas não teriam também como serem expandidas sem atrapalhar o fluxo.

Ao mesmo tempo os estacionamentos que encontramos costumam lotar muito fácil, ou precisam custar muito caro para manter a demanda em equilíbrio. Isto porque realmente falta espaço.

Principalmente nos grandes centros das capitais existe uma dificuldade real de se manter uma estrutura para muitos carros que seja realmente barata. O que acaba fazendo com que o custo de estacionar seja todo seu.

Isto era um problema muito difícil de solucionar, até aparecer o Automated Parking System, ou APS. Este é um meio de fazer uma otimização completa do espaço disponível para se estacionar, ao mesmo tempo em que você consegue ter resultados enormes em sua economia.

E o melhor de tudo, ele é muito mais seguro do que os estacionamentos tradicionais, além de serem mais fáceis e práticos de utilizar. Hoje resolvi tirar um tempinho para falar um pouco mais sobre este tema. Vamos conferir?

APS

Automated Parking System (APS): Como funciona?

Primeiramente é importante notar que este é um sistema que envolve tecnologia de ponta na área da engenharia mecânica e robótica. A ideia foi criar um sistema inteligente de sobreposição de veículos, onde constantemente pode haver a troca e retirada deles sem intervenção humana.

Tudo é feito de maneira inteligente através de sistemas de suspensão, motores e mecanismos robóticos. Seu carro então fica seguro e bem guardado, ao mesmo tempo em que ele ocupa somente o próprio tamanho que tem.

Digamos que você esteja em um estacionamento comum, você terá que gastar espaço nos corredores para chegar com o carro até a vaga e também tem que ter espaço para poder sair do carro.

Entretanto um sistema como este permite que você consiga de maneira fácil e simples entregar seu carro para ser realocado e guardado sem intervenção humana. Outro carro pode ser guardado exatamente em cima do seu sem encostar nele, economizando assim muito espaço.

Vantagens do APS

O sistema é antes de tudo muito mais seguro do que um estacionamento convencional. Quem nunca teve algo roubado por um flanelinha, ou então teve seu carro arranhado por alguém que estacionou ao lado e sumiu?

Neste tipo de estacionamento tudo é feito por máquinas, evitando qualquer proximidade que seja perigosa. Você acaba protegendo seu carro de maneira incrível!

Este também é um sistema amigo do meio ambiente, pois como é barato e fácil acaba evitando aquelas voltas excessivas que fazemos atrás de vagas. Alguns estudos, inclusive, já comprovam uma redução drástica na emissão de gases poluentes.

A economia é realmente um traço marcante. Existe sim um gasto com energia elétrica e manutenção que não existe em um estacionamento comum, mas o fato é que este estacionamento pode guardar muito mais carros, reduzindo o preço cobrado.

No mais é isso, se você ver alguma garagem neste estilo pode ficar tranquilo e confiante que realmente vale a pena!