Gilson Pneus Pirelli

Já aconteceu de você estar tentando dirigir em uma estrada reta e sentir que a direção do seu carro está “puxando” para o lado esquerdo ou direito? Ou então de ter a sensação de que a direção do carro está muito pesada? Fique atento (a) pois isso pode ser problema no Caster. Caster é o ângulo que se forma entre o pino mestre da roda do automóvel e o seu plano vertical e ele é responsável pela estabilidade, pelo contato dos pneus com o solo e pela velocidade do veículo.

A definição do ângulo Caster é feita com base na linha vertical que passa pelo meio da roda do carro (que se vê olhando para o automóvel de perfil) e é feita logo no projeto do carro. Ele é fixo em grande parte dos veículos. Por isso, se houver algum impacto existe o risco de que as suas peças sofram danos, deformando-se e tirando o ângulo de seu valor nominal. Então, a qualquer batida ou impacto, faça a conferência de suas peças.

caster

O ângulo Caster tem grande responsabilidade pela estabilidade e segurança da direção. É ele que te permite dirigir em linha reta sem se esforçar para isso, por isso, se ele se encontra além do normal, você tem a sensação de que a direção do veículo está pesada ou “puxando” para os lados. É ele também que faz com que o seu veículo tenha estabilidade quando em alta velocidade e permite que as rodas dianteiras retornem à posição inicial após uma curva.

 

Principais dúvidas sobre o Caster

 

Agora que você já sabe o que é o Caster, aposto que está rodeado (a) de dúvidas como: quando levar o carro para conferir o Caster? Qual o valor? Como proceder se achar que o meu carro está com problema no Caster? Como fazer o alinhamento do Caster de maneira correta? Vamos solucionar algumas dessas dúvidas?

 

  1. Preço: O valor da conferência e alinhamento de Caster varia de acordo com a localidade na qual você se encontra e o local onde decidirá fazê-lo. Para o melhor preço em alinhamento de caster, ligue para nós: (21) 2473-6868
  2. Quando fazer a conferência: Se o seu carro sofrer algum impacto ou você sentir que a direção está pesada ou pouco estável, procure algum local de segurança para fazer a conferência.
  3. Quando fazer o alinhamento: Alguns sinais de que precisa ser feito o alinhamento:
    1. Se, ao realizar a conferência, for detectado algum desacordo das medidas do Caster com relação às medidas estipuladas pelo fabricante do veículo;
    2. Se você estiver sentindo a direção pesada;
    3. Se, após alguma curva ou deslocamento, você sentir que as rodas apresentam resistência para retornar à posição inicial;
    4. Se você sentir que a dirigibilidade está desconfortável;
    5. Se o veículo perder a estabilidade e a firmeza quando em alta velocidade;

Se o motorista sentir que o veículo apresenta resistência ao dirigir em linha reta (perceber que o veículo fica “puxando” para algum dos lados).

Veja mais serviços automotivos e pneus: Gilson pneus