Gilson Pneus

Poucos compreendem exatamente tudo o que um carro precisa para atingir seu desempenho máximo. Sempre gostamos de dar boas dicas aqui, entretanto fomos um pouco mais além. Queríamos falar sobre “Geometria de direção e suspensão: porque é importante?

Geometria da direção

Talvez você nem tenha ouvido falar sobre este assunto ainda. E não há do que se envergonhar, afinal de contas existem vários temas que vão precisar da sua consideração para que sejam plenamente estudados.

Hoje você vai ter uma gotinha extra de conhecimento para melhorar o desempenho e aproveitamento do seu veículo. Vamos conferir?

Geometria de direção e suspensão: porque é importante?

Todos nós entendemos os carros como pequenos retângulos. Por mais que alguns pareçam meio quadrados é só observar que no final das contas eles são retângulos. Isto acontece porque é mais fácil garantir estabilidade e desempenho com essa forma geométrica.

Isto também facilita o processo de curvas e manobras onde normalmente as rodas da frente cuidam da direção e as de trás são responsáveis pela tração. Este conjunto acaba atingindo seu melhor desempenho quando neste formato.

Mas além disso é importante que os pneus também estejam no formato reto. Assim é possível que nenhuma das partes sofra desgaste adicional e nem fique gerando atrito desnecessário contra o outro.

O processo de geometria garante que tudo esteja exatamente no local que precisa estar. E é um processo bastante meticuloso, afinal de contas ele consegue definir tudo com uma precisão de milímetros.

Mas como o carro acaba ficando desalinhado? Então, este é um processo bastante natural e constante. Primeiramente pelo próprio desgaste natural das peças, o atrito constante já inicia todo o processo.

Entretanto é comum que você enfrente problemas para manter tudo em ordem por causa dos buracos na pistas. Os pequenos golpes e solavancos já ajudam bastante.

Quando fazer a geometria da direção e suspensão

O normal é que o processo seja feito a cada 10 mil quilômetros. Claro que isto pode variar de veículo para veículo de acordo com o fabricante, mas eles avisam nestes casos.

Claro, há fatores que podem requisitar o procedimento de maneira mais rápida e constante. Primeiramente temos o caso de algum acidente com batida. Ainda que não haja danos aparentes, é muito comum que a situação acabe trazendo problemas.

Outra situação normal é quando temos o desgaste desiguais dos pneus. Este é um sinal óbvio de que a geometria precisa ser realizada. Se você trocar qualquer componente da suspensão ou da direção também é uma boa ideia realizar o procedimento. Afinal de contas é necessário adaptar a peça nova ao conjunto.

E por último é necessário dizer sobre a importância de se verificar caso o veículo esteja apresentando comportamento desigual. Como por exemplo estar puxando para um lado ou não conseguir se manter em linha reta.

Lembre-se, nem todo local consegue realizar o procedimento. Por isso procure somente autorizadas para realizar este serviço e tenha certeza de que tudo foi realizado corretamente.

Para realizar a geometria da direção do seu veículo com precisão, não se esqueça de entrar em contato conosco: (21) 2473-6868