Gilson Pneus

Com o passar do tempo a habilidade na direção aumenta. Claro, essa curva de aprendizado não é tão rápida quanto no início, quando podemos enxergar um real progresso toda semana.

Entretanto depois de alguns anos sentimos muito conforto e confiança atrás do volante, parece que temos uma capacidade nata de conseguir encarar qualquer situação. Mesmo quando algo acontece muito inesperadamente somos capazes de contornar a situação.

Mas o fato é que quando não estamos com os freios em dia, nem sempre habilidade será o suficiente. Entenda que temos às vezes só pequenas frações de segundos para podermos tomar decisões que possam realmente nos deixar em segurança.

Sem ter os freios funcionando tudo fica mais difícil. Sendo assim resolvi por bem falar um pouco hoje sobre qual a importância da revisão periódica dos freios. Vamos conferir?

Revisão periódica dos freios

Qual a importância da revisão periódica dos freios?

Primeiramente é importante notar que os freios são peças que nos ajudam não só a evitar acidentes, mas a fazer pequenas manobras. Como seria a famosa baliza se tivéssemos que esperar o carro desacelerar completamente para continuar manobrando?

Além disso os freios são utilizados como parte do controle da direção, e evitam que você por exemplo entre em um cruzamento.

Revisar os freios garante que você tenha controle total sobre o carro, assim como pode evitar que eles acabem se prendendo à roda ou tendo outro problema que pode ser no mínimo incapacitante.

Muitas vezes estes problemas acontecem enquanto você está dirigindo, e podem te deixar em uma situação perigosa. Como por exemplo perder o freio em uma ladeira, ou ter ele preso em sua roda quando estiver em alta velocidade.

Seja qual for o caso você estará com um problema sério, correndo riscos reais de se acidentar.

Então a revisão de pneus ajuda você a não ter acidentes. Além de proporcionar uma direção mais confortável e eficaz.

Quando e como fazer a revisão de freios?

Primeiramente é importante saber se o sistema do seu carro é manual ou automático. Carros manuais precisam de uma revisão feita pelo menos a cada 20 mil km rodados. Já os sistemas automáticos vão exigir uma a cada 10 mil km rodados.

Claro, se você nota que há algo estranho no seu sistema de frenagem não tem motivos para esperar alcançar este nível. Afinal de contas outros fatores podem acelerar o desgaste ou mesmo destruir peças.

Você pode verificar a necessidade ao sentir que o pedal está baixo ou que o freio não está reagindo como deveria. Às vezes a resistência ao comando também é um sinal grave de que algo está muito errado.

Então a recomendação é que você vá até uma mecânica autorizada da sua marca para poder fazer esta revisão. Lembre-se que só mesmo com um local de confiança você pode se sentir livre de prejuízos e tentativas de golpes.

Até porque não estamos lidando com assuntos banais. Ter um freio mal concertado, ou com uma solução mal feita, pode trazer problemas sérios.

Então não corra nenhum risco. Quaisquer dúvidas estou à disposição aqui nos comentários.