Gilson Pneus

Revisão do sistema de freios: Qual sua importância? Quando fazer? Estas são perguntas bastante comuns entre aqueles que ainda não estão tão acostumados com um carro novo. Principalmente para aqueles que estão tendo suas primeiras experiências.

Mas acredite, por mais que você talvez não precise utilizar tanto, os freios são parte essencial do carro. Sua revisão é algo que você precisa fazer com certa frequência para garantir que tudo irá dar certo.

Afinal de contas os freios talvez sejam uma das partes que mais foram melhoradas nos últimos anos. Sistemas como o ABS permitiram que a roda não parasse de rodar de uma vez só.

Freios

Isto ajuda por exemplo a evitar que o seu carro derrape durante uma frenagem muito brusca. Por mais absurdo que possa parecer este é o jeito mais comum de se gerar acidentes, pois dificilmente alguém espera que o freio não resolva a situação.

Há também o sistema EBD, por exemplo, que ajuda a tração e a estabilidade do carro, e isso só funciona graças aos freios. Ou seja, os freios podem ser usados em alguns veículos sem você ao menos saber.

Dito isto vamos a uma instrução importante sobre o uso e periodicidade pelo qual você deve fazer sua revisão.

Revisão do sistema de freios: Qual sua importância? Quando fazer?

Primeiramente a revisão é importante para saber se os freios estão funcionando de maneira adequada. Até porque você irá enfrentar problemas que normalmente os sistemas antigos não proporcionariam.

Por isso uma pequena parte que pare de funcionar pode arruinar completamente o sistema inteiro. A necessidade de se checar com frequência e ainda fora da curva quando você precisar pegar a estrada.

Lembre-se que todas as partes precisam ser checadas. Por exemplo, você não pode só olhar a parte interna e não verificar se o pedal está em boas condições. Você ficaria assustado com o número de pessoas que perdem o controle porque o pedal quebra.

Entretanto você precisa verificar os níveis de fluído de freio dependendo do modelo. Claro, não pode esquecer de saber se suas pastilhas estão ou não desgastadas. E até mesmo se alguma parte acabou enferrujada.

O disco de freio é parte fundamental do sistema e às vezes também pode estar muito desgastado, precisando de uma troca.

De qualquer jeito a revisão ajuda você a evitar até mesmo um desgaste prematuro. Por isso é necessário estar sempre checando se está tudo ok.

Qual a frequência que deve ser feita a revisão?

Então, isso vai variar de modelo para modelo, sendo que a montadora deveria te mostrar quando deve ser feita a revisão. Mas em casos de grandes viagens é sempre bom verificar se está tudo funcionando corretamente.

Outros fatores podem indicar problemas no freio, como por exemplo a trepidação no volante. Que algumas vezes é causada pelo acionamento indevido. O que pode desgastar e prejudicar todo o sistema.

Pedal do freio constantemente abaixado ou muito duro costuma ser um sinal de perigo também.