Gilson Pneus

Já parou para pensar que nosso carro aguenta bastante impacto? Andar nesse Brasil com vários buracos em todo lugar realmente não é fácil. Mas os amortecedores estão aí para nos ajudar a sair de qualquer cilada. Então teria algum jeito de descobrirmos como escolher um bom amortecedor para o seu carro?

Acredite você ou não, mas o amortecedor é uma das peças mais importantes que o carro tem. Nem tudo que você vê no seu automóvel está preparado para ficar saltando e caindo de maneira bastante agressiva o tempo todo. Nem mesmo você iria aguentar muito tempo sacudindo de maneira descontrolada. O amortecedor precisa ser de boa qualidade se você deseja segurança e principalmente conforto durante seus trajetos.

Um amortecedor de baixa qualidade infelizmente pode oferecer vários riscos para o carro. Primeiramente ele pode acabar endurecendo e prejudicando todo o sistema de suspensão. Você também irá encontrar alguns problemas para manter o eixo funcionando bem. São os amortecedores que impedem que seu carro desmonte completamente com o tempo.

Até mesmo sua distância de frenagem e controle do carro serão diretamente afetados por conta deste equipamento. Por isso o amortecedor correto não é só uma questão de conforto, mas também de segurança.

Como escolher um bom amortecedor para o seu carro?

Primeiramente é importante dizer que o amortecedor não trabalha sozinho. Existem diferentes partes e peças que irão compor esse complexo sistema. Por exemplo, existem também as buchas de contenção, a homocinética, a bieleta, os coxins e por aí vai. Antes de simplesmente trocar o seu amortecedor é importante saber se o problema não está em outra peça.

Amortecedor

Feito o reconhecimento do problema é bastante importante saber se o amortecedor do seu carro é hidráulico ou pressurizado. Ambos são bons, mas possuem aplicabilidades um pouco distintas. E isso, é claro, vai ser definido pela montadora e não por você. Não é que colocar o amortecedor errado irá destruir o seu caro, mas você com certeza irá perder um pouco da vida útil.

O sistema hidráulico é formado por um pistão e uma válvula. E por mais que alguns pensem que hidráulico se refira sempre a água, aqui estamos nos referindo a um óleo especial que suporta altas temperaturas e pressões. Algo que é primordialmente necessário quando falamos de um carro que normalmente pesa toneladas.

O grande segredo de como escolher um bom amortecedor para o seu carro é verificar qual a sua montadora recomenda. Assim não há riscos de comprar errado.

Perigo dos recondicionados

Muitas pessoas gostam de recorrer a amortecedores recondicionados, pois eles possuem um valor bem mais acessível. Entretanto esta é uma prática que talvez não seja a melhor para você. Primeiramente porque você não sabe se o processo foi feito de maneira adequada, colocando em risco sua segurança se ele quebrar repentinamente.

Em segundo lugar temos o grande problema de vida útil que normalmente não supera o valor investido. Então eu diria tranquilamente que a melhor opção para você seria comprar um novo.

Ficou com alguma dúvida? Não deixe de nos ligar que estaremos prontos para lhe atender: (21) 2473-6868