Gilson Pneus

Ainda estamos um pouco longe do dia em que não iremos mais precisar de carros com marcha manual. Mas o real problema não é alguém passar do manual para o automático e sim o contrário. Afinal de contas muitos não sabem o que fazer com a tal da embreagem.  Nada mais natural do que isto, um pedal se chama acelerador e acelera, o outro se chama freio e freia, entretanto Você sabe qual a função da embreagem no veículo?

Para sanar essas dúvidas estamos aqui hoje para trazer um pequeno guia sobre como transpor este problema. Clique e Confira.

Você sabe qual a função da embreagem no veículo?

Primeiramente é importante notar mais ou menos como um carro funciona. Se você já teve uma bicicleta de marcha tudo fica mais simples de entender. O motor que você tem produz uma rotação que varia de acordo com o quanto você pressiona o pedal do acelerador. O que faz a diferença na velocidade do carro mesmo é a marcha que está encaixada no eixo.

Embreagem

Quanto maior a marcha, mais vezes a roda irá girar em relação ao giro do motor, enquanto a menor marcha fará o oposto. Isso facilita para que o carro não sinta mudanças súbitas que podem danificar o sistema. Quem andou de bicicleta de marcha sente um tranco sempre que a marcha troca, mas aqui estamos falando de um veículo movido a combustão com centenas de cavalos de potência.

Não é que o tranco de se trocar a marcha é maior, o fato é que não é nem possível trocar. A junção com a roda está em uma conexão tão rápida e forte que torna tudo impossível. E é aí que a embreagem entra, ao apertar este pedal ele automaticamente desliga o eixo do motor para que você possa alterar a marcha. Como o carro já está embalado ele não perde tanta velocidade.

Como usar na prática

A embreagem irá trazer algumas funções muito importantes para quem dirige, por exemplo, ela evita que ao ligar o carro ele simplesmente dê um tranco para frente. Sem ela seria impossível sair de alguma vaga ou garagem. Por isso ao dar a partida preferencialmente o carro deve estar com o freio de mão puxado e engatado no famoso ponto morto, ou neutro para os mais íntimos.

Assim que você der a partida você irá precisar apertar a embreagem até o final e engatar a primeira marcha. Isso serve para evitar que o carro saia andando sem que você queira, pois mesmo que não esteja pisando no acelerador o motor já irá iniciar sua rotação. Agora basta você ir retirando o freio de mão levemente ao mesmo tempo em que solta o pé da embreagem.

Enquanto você dirige é necessário que você utilize a embreagem para passar a marcha. O ideal é que você leve a embreagem até o final para então passar a marcha e só depois vá voltando devagar com o pedal.

Por isso, é sempre importante manter a embreagem em dia, e só na Gilson você consegue fazer isso pelas melhores condições do mercado: (21) 2473-6868