Gilson Pneus

A troca da caixa de direção é fundamental para que um veículo volte a funcionar da maneira correta. Entretanto, o reparo deve ser feito por uma excelente equipe técnica e exige atenção, porque não é tão simples.

Troca da caixa de direção

São vários detalhes que influenciam diretamente na troca, pois é um processo e exige cuidado por parte de todos. Aprender as fases da troca da caixa de direção é fundamental para se sentir mais seguro com o processo.

Fases para a troca da caixa de direção

Para efetuar a troca da caixa de direção, o profissional precisa ser capaz de seguir os passos corretos:

  • Descobrir qual é o tipo de direção;
  • Remover a caixa;
  • Instalar a nova caixa;
  • Efetuar o alinhamento e o teste da caixa nova.

Como você pode ver, o primeiro passo é descobri qual o tipo de direção do veículo em questão. Portanto, veremos como realizar isso.

Tipos de direções

Antes de mostrar como é feita a troca, é fundamental entender os tipos de direções existentes nos veículos. Esse é o primeiro passo por isso é necessário ter pelo menos uma ideia geral:

  • Direção mecânica– É  a mais arcaica de todas e esse sistema não tem nenhum tipo de assistência, quase não é encontrada em veículos novos.
  • Direção hidráulica– É mais leve do que a direção mecânica, porém é o modelo menos tecnológico e hoje está quase em extinção.
  • Direção eletro-hidráulica– Trata-se da direção hidráulica comum e o acionamento é feito por meio de uma bomba de motor elétrico.
  • Direção eletromecânica– O conjunto é controlado eletronicamente e está no mercado na maioria dos veículos, pois é leve.

Remoção da caixa

A remoção da caixa de ferramenta precisa ser feita de acordo com o modelo, portanto, não tem como ser padronizado. Cada tipo de direção, pode precisar de cuidados especiais ou mesmo uma manutenção que seja diferenciada.

Instalação da caixa

Uma das partes mais importantes da troca da caixa de direção é essa, porque é necessário instalar a peça nova. Antes disso, é recomendado trocar também os terminais de direção e outras peças que estiverem desgastadas.

O mecânico precisará verificar tudo em volta, lubrificar e principalmente atentar-se as particularidades de cada veículo. Em seguida, a vedação precisa ser consultada e alguns problemas posteriores podem ser evitados.

Alinhamento e teste

Para finalizar, é preciso que seja realizado uma verificação do balanceamento das rodas e talvez seja precisa alinhar. Em seguida, é preciso fazer um teste de rodagem e verificar se não existem folgas ou barulho presentes.

Se tudo estiver aprovado, a troca da caixa de direção terá sido finalizada.

Se você precisa trocar a caixa de direção e quer aproveitar os menores preços do mercado e as melhores condições de pagamento, não deixe de nos ligar: (21) 2473-6868