Gilson Pneus

Então, de vez em quando chega a hora de finalmente trocar o óleo do motor. Infelizmente parece que ele vem acompanhado com uma despesa adicional, que é o filtro de óleo. Mas quando fazer a troca do filtro de óleo?

Muita gente fica um pouco confusa com o que realmente precisa ser feito para dar o seu carro o melhor desempenho possível.

O fato é, você precisa fazer uma troca do filtro de óleo se quiser que seu carro se mantenha em boas condições. Talvez você não sinta tanto a diferença em alguns meses, entretanto o motor e todo o sistema acaba prejudicado.

Claro, você não precisa fazer esta troca toda semana, existem tempos bem calculados para isto. Normalmente a empresa do carro em questão já vai te dizer mais ou menos. Mas hoje vou dar algumas dicas interessantes aqui.

Assim você garante que seu carro esteja em boas condições sem precisar gastar muito por isso. Vamos conferir?

Quando fazer a troca do filtro de óleo?

Primeiramente é bom se basear na última troca de óleo. Quem tem um melhor poder aquisitivo deveria fazer a troca do filtro junto com a troca do óleo normal. Mas infelizmente nem todo mundo tem condições ou consciência para isto.

Sendo assim é interessante fazer uma troca a cada duas vezes. Claro que existe um prazo de tempo que pode variar de seis meses a um ano. Trocar o filtro é importante para que o óleo antigo não acabe estragando outras partes, pois ele ainda fica estocado na peça.

Há sinais que vão mostrar gradativamente que você precisa fazer a troca também. O mais comum é um aumento repentino no consumo de combustível. Isto acontece porque o motor não está lubrificado adequadamente e acaba fazendo mais esforço para obter os mesmos resultados.

E claro, isto irá diretamente afetar também a temperatura do motor. Então, caso você esteja observando que o medidor de temperatura está mais alto do que deveria, provavelmente pode ser este problema.

Outro sintoma clássico é a luz do óleo se acendendo continuamente mesmo depois da troca. O filtro pode ter ficado obstruído, dando a sensação para o carro de que ele não está com uma quantidade adequada de óleo.

Por último vale lembrar que jamais é recomendado que você ultrapasse o tempo recomendado para troca. Uma má lubrificação pode até mesmo fazer com que você perca o motor com pouco tempo de uso.

Então fica aí a dica, lembre-se que nem toda economia é necessariamente inteligente. Afinal de contas ninguém daria uma instrução de bom uso do carro sem que traga uma grande diferença.

Portanto, para garantir a sua troca de filtro com qualidade e boas condições de pagamento, não se esqueça: (21) 2473-6868