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        Gilson Pneus

Quer aprender como sair de uma aquaplanagem? Então confira aqui essas dicas e orientações que vão aumentar as suas chances de sair ileso dessa situação.

Dirigir é para alguns uma espécie de conforto, poder sair a hora que quiser para chegar a lugares que demorariam demais caminhando ou de ônibus. Para outros pode ser uma fonte de renda, como é o caso dos taxistas, ubers e semelhantes.

Mas sem dúvida nenhuma dirigir pode ser um risco, principalmente quando levamos em consideração situações perigosas e desconfortáveis. Como é o caso de ter que fazer grandes viagens em rodovias mal sinalizadas, pavimentadas e com um carro sem manutenção adequada.

São várias as coisas que podem acontecer quando você dirigir, mas com certeza uma das mais perigosas é a aquaplanagem. Esta é uma situação onde você encontrará seu pneu separado do asfalto por uma fina camada de água.

E embora o normal seja que isso aconteça somente em chuvas com grandes volumes, também é possível experimentar aquaplanagem em situações normais quando você não está com os pneus em dia.

Seja como for, vou te mostrar como sair de uma aquaplanagem da maneira mais segura e rápida possível.

Vamos conferir?

 

Como sair de uma Aquaplanagem?

O reflexo mais comum dos motoristas é simplesmente virar o volante e pisar fundo no freio, como se você estivesse corrigindo uma falha de direção.

Entretanto, o que está acontecendo é que você perdeu momentaneamente o controle do carro, e se seu pneu estiver virado para outra direção, o carro irá mudar bruscamente assim que você retomar o atrito com o solo.

Frear vai fazer exatamente o efeito oposto, pois evita que o giro dos pneus tente escoar a água que está criando a camada. E por isso, o correto é bombear o pedal, garantindo uma parada mais devagar.

Este é o meio correto de agir, entretanto, pode ser que a sua velocidade e a situação ainda não sejam suficientes para resolver o problema. Então, a melhor maneira de se virar é realmente através da prevenção.

Por isso, comece por verificar sempre a calibragem dos pneus. Elas precisam estar iguais, além de ter um reforço atrás caso esteja carregando algum peso.

Em segundo lugar, é importante ver a profundidade dos sulcos do pneu em si. Isto garante que você tenha uma maior capacidade de escoamento. Pneus carecas irão proporcionar uma aquaplanagem com praticamente qualquer quantidade de água na pista.

E claro, algumas marcas de pneus são tão simplórias que você acaba por garantir um péssimo escoamento de água mesmo que tenha comprado pneus novos e dentro de um conjunto completo.

Outro fator importante é o alinhamento do carro, que deve estar sempre em dia para garantir um melhor controle. O balanceamento e a cambagem também serão cruciais, além de garantirem que você terá uma melhor economia no consumo de combustível e evitará o desgaste precoce dos pneus.

Então no mais é isso, espero que estas dicas tenham sido úteis para você. Qualquer dúvida sobre o tema estamos à disposição: (21)2473-6868

Até a próxima!