Gilson Pneus

Uma das práticas de uma boa manutenção dos pneus é o rodízio. Essa é uma técnica que utilizamos para prolongar a vida útil dos pneus, e consiste em nada mais do que alterar o posicionamento dos pneus no veículo.

Porém, existe uma maneira correta de se fazer o rodízio, caso contrário ele não surtirá o efeito desejado. Portanto, fique com a gente e acompanhe!

Como fazer rodízio de pneus

Como já falamos, o rodízio é uma das práticas de quem faz a correta manutenção dos pneus e do sistema de suspensão de maneira geral, mas você pode estar se perguntando

“porque fazer o rodízio é importante?”, e nós vamos responder.

Diferente de antigamente, a maioria dos carros atuais possui tração dianteira,

e o que acontece é que os pneus da frente se desgastam mais que os traseiros por uma questão lógica.

Quando esse desgaste é pequeno, não há nenhum problema, acontece que conforme o desgaste aumenta e essa diferença vai ficando maior, o carro pode ter sua dirigibilidade prejudicada.

E não só isso, se um pneu se desgasta muito, você vai ter que trocá-lo antes da hora, algo que ninguém quer, visto que eles são itens caros.

Como fazer rodízio de pneus?

Rodízio em pneus convencionais:

Um dos mais comuns no mercado é o convencional, cujo nome técnico é simétrico bidirecional.

Este tipo de pneu pode ser instalado em qualquer posição do veículo, traseira ou dianteira, na esquerda ou direita.

Portanto, para um rodízio mais eficiente, sua troca deve ser feita em “X”, ou seja,

trocando a roda dianteira direita pela roda traseira esquerda, e a traseira direita pela roda dianteira esquerda.

Rodízio em pneus unidirecionais:

Como você talvez já tenha percebido, não existem apenas os pneus simétricos no mercado.

Outro modelo de pneu é o unidirecional, modelo esse que conta com banda de rodagem com design que funciona em apenas um sentido de rodagem.

Portanto, a montagem no sentido errado vai contra a eficiência do equipamento, além de desgastar o pneu mais rapidamente.

O rodízio deste modelo é mais fácil e simples: basta trocar as rodas traseiras com as dianteiras e vice versa.

E lembre-se, sempre mantenha o sentido correto da rodagem do pneu.

Rodízio em pneus assimétricos:

Da mesma forma que os pneus unidirecionais, os assimétricos também possuem banda de rodagem com desenho diferente. Ao observar um pneu assimétrico,

você irá perceber que a parte do pneu voltada para a carroceria do veículo possui um design diferente da parte voltada para fora.

Portanto, a montagem assim como os pneus unidirecionais também exige atenção,

só que nesse caso o importante é a parte “externa” e “interna” do pneu que não pode ser confundida.

E o rodízio pode ser feito tranquilamente, mas lembrando da mesma informação,

de ao trocar os pneus de posição, manter as partes externas e internas voltadas para os lados certos.

E essas foram as nossas dicas de como fazer o rodízio de maneira correta nos pneus!

Esperamos que tenham sido de grande ajuda e até as próximas dicas.

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